Leslie Kaplan nasceu em Nova Iorque, em 1943, mas vive em Paris desde os dois anos. Estudou filosofia, história e psicologia na Sorbonne. Envolveu-se activamente no Maio de 68 e, durante os dois anos seguintes, trabalhou numa fábrica em Lyon. Inspirada por esta vivência, a sua obra de estreia, L’excès-l’usine, é publicada em 1982 e elogiada por autores como Maurice Blanchot e Marguerite Duras.
Autora com uma extensa obra, explora diversos géneros literários, desenvolvendo uma reflexão sobre a palavra, o inconsciente e as contradições da sociedade, ancorada na convicção das possibilidades transformadores da ficção. Foi galardoada com o Prix Wepler, em 2012 e, em 2017, com o Grand Prix de la Société des gens de lettres, pelo conjunto da sua obra, reconhecendo-se que a sua escrita "ajudou a mudar a forma como olhamos para a realidade".
Leslie Kaplan publica regularmente ensaios e artigos em revistas como Trafic, Cahiers du Cinéma ou L’Inactuel e no site Mediapart. Traduzida em mais de dez países, esta autora consagrada é finalmente publicada em Portugal, ao mesmo tempo que o espectáculo de teatro “UM LOUCO” estreia em Almada (https://ctalmada.pt/um-louco/).